Home

Notícias

Decoração de Natal do Campo Grande terá visita agendada através de site

A pandemia de Covid-19 trouxe novo comportamento das pessoas em 2020 e neste fim de ano não seria diferente em Salvador. Por isso, a iluminação natalina da cidade – tendo como ponto alto a Praça 2 de Julho, no Campo Grande – foi completamente adaptada para que as pessoas possam fazer da data um momento de reflexão e esperança de superação em 2021. 

A decoração de luzes na capital baiana e o Natal da Esperança foram apresentados na noite desta segunda-feira (30), no Campo Grande, pelo prefeito ACM Neto, acompanhado de familiares. Também estiveram presentes no local o vice-prefeito Bruno Reis; o secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos; o diretor de Iluminação Pública (Dsip), Júnior Magalhães; demais gestores municipais, autoridades e imprensa. 

A decoração natalina foi montada sob a coordenação da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). De acordo com o prefeito, a proposta foi pensada de maneira que afastasse a possibilidade de gerar aglomeração e agravar a pandemia do novo coronavírus. 

"A intenção é permitir que todos pudessem celebrar o Natal e refletir o que queremos para 2021. Afinal de contas, 2020 foi um ano difícil e de superação, que deixa lições para a sociedade e para o ser humano, sendo a mais importante delas a de que devemos ser solidários. E como é um período que tem como costume os presentes, gostaria que Salvador tivesse como presente a consciência das pessoas de que a pandemia não acabou, que infelizmente continua matando e que precisamos seguir hábitos simples para preservar a nós mesmos, os familiares, amigos e demais pessoas próximas", afirmou ACM Neto. 

"Natal é sempre uma data de reflexão, de celebrar o ano. Em especial, este 2020 é um ano difícil pelo que estamos passando devido à pandemia. Mas é um Natal também de celebrar as vidas que foram salvas ao longo deste ano. Também é momento de pedir a Deus que ilumine nossa caminhada", disse Bruno Reis. 

Estrutura e acesso – A Vila da Esperança possui mais de 1,7 milhão de lâmpadas, espalhadas por toda a Praça 2 de Julho. A grande atração é o túnel de luz sincronizado com canções natalinas, todo em LED e que possui 310 metros - um dos maiores do mundo neste gênero. Bem no meio da praça, a árvore de Natal chama a atenção, com seus 22 metros de altura. 

O espaço estará aberto ao público já a partir desta terça-feira (1⁰), das 18h às 22h. Ao contrário dos demais anos e seguindo os protocolos sanitários, o acesso ao local será possível apenas através de agendamento, a ser feito no site natal.salvador.ba.gov.br. 

Os agendamentos são individuais e válidos apenas para uma pessoa. É permitido apenas um agendamento por dia e novos só podem ser feitos a cada cinco dias. Caso não compareça no dia escolhido, o usuário será bloqueado para novos agendamentos. 

Na entrada será obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e o QR Code disponibilizado pelo site. O horário das 18h às 19h é exclusivo para idosos e portadores de deficiência, com direito a um acompanhante que não precisará de agendamento. Crianças de até 12 anos também não precisam fazer cadastro. 

Serão disponibilizadas cinco sessões de visitação por dia, até 500 pessoas cada e em intervalos de 50 minutos. A permanência no local será de 30 minutos e 30 monitores se revezarão no trabalho de visita guiada com o público pelo espaço. Uma sirene será acionada para indicar às pessoas o momento de sair do local para a entrada de um novo grupo. 

Pelo local, totens de orientação quanto ao distanciamento e álcool em gel estarão disponíveis aos cidadãos, que terão de usar máscara. Não haverá comércio de qualquer produto na Vila da Esperança, como forma de evitar aglomerações. 

Mensagem – A iluminação natalina também já está presente em diversos pontos da cidade, levando palavras como paz, gratidão, felicidade e esperança como desejos para 2021. As peças estão presentes em locais como o Dique do Tororó, Baixa dos Sapateiros, Bonfim, Caminho de Areia, Rio Vermelho, Praça Municipal, avenidas Centenário e Afrânio Peixoto (Suburbana) e prédios como a Câmara de Vereadores, o Palácio Thomé de Souza e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). 

"Essa iluminação foi implantada dentro desse contexto em que estamos reavivando, através das palavras, os valores do Natal escritos nas peças espalhadas por toda Salvador, como uma forma de esperança para 2021", declarou Júnior Magalhães.